ANS 3137872             CMVS 355030801- 863011776-1-3

 

Medicina de Reabilitação

Medicina de Reabilitação, também denominada Fisiatria, é uma especialidade médica ainda pouco conhecida pela população, inclusive, dentro da comunidade médica, entretanto, devido ao aumento progressivo dos casos de dores crônicas, aqueles que persistem por mais de dois meses, aumento dos portadores de incapacidades físicas, decorrentes de afecções do sistema locomotor (músculos, articulações, tendões, coluna vertebral e cartilagens), da progressão da prevalência de doenças neurológicas, cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, como o diabetes, hoje, a Medicina de Reabilitação vem sendo descoberta pelas pessoas e apoiada por programas de governo, tornando-se a especialidade médica que mais se desenvolve nos países ricos.

O médico Fisiatra, executor da Medicina de Reabilitação, recebe formação médica científica para tratar as causas, os sinais, os sintomas e as consequências de doenças degenerativas ou traumáticas geradoras de pequenas e grandes incapacidades físicas.

Em relação às pequenas incapacidades, como as dores frequentes da coluna vertebral, de hérnias de disco, artrites de joelhos, das mãos, bursites e tendinites dos ombros, etc., sua abordagem visa à recuperação sem o uso de cirurgia, como é prática corrente e predominante na especialidade Ortopédica, para tanto, ele usa os recursos farmacológicos de forma racional e os recursos da Medicina Física, os quais são prescritos, para que, da melhor forma científica, sejam aplicados por Fisioterapeutas e/ou Educadores Físicos, na especificidade e dosagem adequadas, de acordo com o diagnóstico que ele estabeleceu. Essas pequenas incapacidades são e devem ser tratadas num regime ambulatorial de um Centro de Reabilitação ou em Clínicas especializadas como a Corpore Sanu.

Em relação às grandes incapacidades, aquelas resultantes de grave prejuízo a locomoção e das atividades da vida diária, como as pessoas vítimas de Acidentes Vasculares Encefálicos (Derrames), Lesões Medulares, Trauma Crânio-Encefálico, devem ser tratadas e acompanhadas sempre num Centro de Reabilitação, com equipe multidisciplinar gerenciada pelo médico Fisiatra.

Tais pacientes, em sua fase de manutenção, com muita frequência, necessitam realizar relaxamento de seus músculos através da aplicação de Toxina Botulínica ou Fenol. Esse procedimento pode ser feito numa Clínica especializada como a Corpore Sanu ou no próprio Centro de Reabilitação, sempre pelo médico Fisiatra.

A Medicina de Reabilitação na Corpore Sanu

Visão do médico Fisiatra - Dr. Antonio Martins Tieppo

Nas últimas décadas, a formação dos médicos, mundialmente falando, é dirigida para que os mesmos tornem-se doutores no tratamento das doenças e muito pouco em doutores promotores da saúde, assim, formam-se profissionais competentes para remediar, prescrevendo fármacos, implantando próteses, tratando precipuamente os sintomas, pouco se fazendo para desenvolver medidas curativas, infelizmente, as práticas médicas predominantes não educam o paciente sobre o que deveria saber e aplicar na sua vida diária para ser saudável. Quando o corpo está saudável, existe uma robustez biológica e metabólica, criando resistência ao aparecimento das doenças e um aumento da eficiência e eficácia dos processos endógenos de cura natural caso a doença esteja estabelecida.

Nos dias atuais, quando você está andando pela cidade, é comum observar que numa determinada esquina, onde havia algum estabelecimento comercial, de repente, começa-se uma nova e rápida construção, na qual em poucos dias, você já poderá parar seu carro ali, para comprar um remédio, sim, mais uma farmácia sendo inaugurada. Elas são tantas, nas esquinas, nos Postos de Gasolina, nos Mercados, nos Shoppings, e observe, quando vai a alguma delas, ainda fica na fila.

Todo médico, independente da especialidade, mesmo antes de abordar o problema específico de um determinado paciente, deveria explicar para quem o procura, o que aquela pessoa deveria saber e começar a fazer imediatamente para que seu corpo funcione melhor, orientar como reduzir o bombardeio ao qual submetemos nossa saúde, nossos órgãos, nossos sistemas imunológico e hormonal.

Posto isso, minha abordagem durante as consultas, inicia-se por esclarecer ao paciente, que seu problema de saúde, seja qual for, não poderá ser mitigado ou resolvido de forma sustentável, sem que o mesmo:

1. Não pratique o principal pilar da saúde, que é o Sono Reparador. O que é Sono reparador, o que fazer para dormir e produzir Melatonina? A Melatonina é um neuro transmissor, regenerador, anti-oxidante e anti-inflamatório, que deve ser produzida pela glândula Pineal se as condições em que se dorme forem corretas.

2. Não elimine ou reduza drasticamente os "venenos" da alimentação regularmente ingerida (Quais são?) e não suplemente alguns minerais. Determinou-se cientificamente que mesmo comendo vegetais diversificados, inclusive, os orgânicos, não se obtém, aquilo que o corpo precisa. O sistema de produção de monoculturas intensivas e o fato do solo brasileiro ser antigo e pobre em alguns minerais condicionam esta necessidade.

3. Não aprenda e pratique, cinco vezes por semana, um "pacote" de exercícios predominantemente na modalidade fortalecimento muscular global.

As medidas específicas para as queixas apresentadas, sendo a dor e o déficit funcional os mais frequentes, através de fármacos e/ou procedimentos de medicina de reabilitação, são importantes e resolutivas no curto prazo, entretanto, a incorporação dos conhecimentos e práticas dos três pilares da saúde esboçados, que devem ser detalhados minuciosamente ao paciente, serão os responsáveis pelo maior alcance de recuperação funcional e sintomatológica.

 

                                        

 

                                                                                     Pagina Inicial                        Imprimir esta Pagina